Tags

, , , ,

Como já comentado neste blog em diversos posts, uma consequência relevante da crise econômica que atravessamos ocorrerá na Academia. A Ciência Econômica deverá rediscutir ao menos alguns de seus pressupostos. E a racionalidade certamente será um deles.

Neste contexto, dois vídeos nos dão pistas de por quais caminhos essas reformas poderão passar. No primeiro, Dan Ariely apresenta resultados de pesquisas relevantes que mostram como nosso comportamento é pautado pelo meio no qual estamos inseridos, e isto afeta diretamente a racionalidade estrita. Mais ainda, mostra como nos relacionamos com o dinheiro diante de oportunidades que temos de cometer delitos.

No outro vídeo, Laurie Santos apresenta limitações naturais do comportamento humano que deverão ser consideradas inclusive teoricamente. Nossas atuações  no mercado, onde a teoria pressupõe racionalidade, parece possuir relevantes limitações naturais. E para isso, a pesquisadora cria uma economia de macacos.

Assistam os vídeos, que possuem legendas em português, e reflitam sobre nossa capacidade de explicar fenômenos tão complexos!

Anúncios