Tags

, , , , , , ,

Toda decisão de consumo envolve uma escolha entre comprar hoje ou amanhã. O que é melhor?

Sabemos que, antes de tomar a decisão, precisamos levar em consideração as possibilidades de investimento que temos. Nesse caso, o dinheiro pode ter um valor futuro maior, de forma que guardá-lo para aproveitá-lo no futuro pode ser mais interessante.

Mas, automaticamente nos perguntamos: será que eu aproveitarei bem este retorno? Será que eu estarei vivo? Com boa saúde? Sempre esperamos o melhor para o nosso futuro. Por isso, poupar é uma boa saída.

O ato de poupar se apoia na ideia de que você poderá fazer coisas no futuro com mais tempo, inclusive aquelas que você não pode fazer hoje. Por outro lado, você pode guardar tudo para um futuro nebuloso.  Assim, alguns questionamentos podem nos ajudar a fazer a melhor escolha, ou a menos pior.

Ou seja, se eu não comprar hoje será que eu terei a mesma oportunidade no futuro?  É melhor adiar uma viagem?  No entanto, pode ser que eu não consiga desfrutar de caminhadas e escaladas em montanhas quando estiver com artrite e reumatismo, tornando-se melhor fazer isso agora. Portanto, a decisão de gastar hoje ou amanhã dependerá das oportunidades que você tem para utilizar o seu dinheiro.

Image

Exemplos:

Carro de luxo: talvez eu possa adiar essa decisão e investir, hoje, os recursos excedentes em investimentos que gerem mais renda no futuro. Se você conseguir adiar a compra de um carro qualquer será melhor ainda, pois contribuirá com o meio ambiente e com o trânsito de São Paulo, além de aumentar sua riqueza futura.

Mansão: é melhor adiar, pois você poderá desfrutar muito mais quando estiver aposentado. Nesse estágio da vida você ficará mais tempo em casa podendo visitar todos os dias os diversos cômodos da sua enorme residência.

Educação: o melhor é fazer hoje! Esse é o melhor investimento para sua vida como ser humano! Além disso, você poderá ter, no futuro, consideráveis retornos (não só financeiros).

Portanto, um conselho para os alunos de finanças que buscam o tempo todo saber qual é a melhor recomendação do ano: o melhor investimento para 2012 é Educação. Volatilidade: zero. Retorno esperado: crescente em estudo.

Assim, bons estudos!

Anúncios