Tags

, , , , ,

O uso de cartão de crédito é bastante controverso. Uns advertem contra seu uso, enquanto outros falam a favor. Aqueles que são contra argumentam que é fácil gastar o dinheiro todo sem se dar conta de como isso afeta o seu saldo bancário.

Por isso, alguns preferem usar dinheiro ou cartões de débito, pensando que isso vai permitir um controle melhor. Mas, se você consegue controlar seus gastos conscientemente, esse não é o melhor caminho. Vejamos os motivos:

  • O cartão de crédito funciona basicamente como um empréstimo de curto prazo sem juros por algumas semanas, caso você pague a fatura na data certa;
  •  Você tem um registro impresso de exatamente como gastou o seu dinheiro naquele mês (você também pode ter um resumo no final do ano). Essa ferramenta pode auxiliá-lo a controlar melhor suas finanças pessoais. Saber como você gasta o seu dinheiro é o primeiro passo para ser capaz de ver onde você pode poupar;
  • Muitos cartões possuem bons sistemas de recompensa, onde você pode economizar dinheiro. Alguns oferecem milhas, bônus, brindes e descontos com os pontos acumulados. Ex: meu colega Moisés Vassalo (USP) consegue diversas passagens aéreas ao ano apenas com milhas ganhas através do cartão de crédito;
  • Embora boa parte dos cartões de crédito possua taxas, os benefícios bem utilizados geralmente superam esses custos;

Obviamente, se você não pode pagar o cartão todo mês, você deve evitar usá-lo! Se você tem um saldo acima da sua capacidade de pagamento, você deve fazer todo o possível para pagá-lo, antes que os juros altíssimos acabem com todo seu dinheiro!

Conheço inúmeras pessoas que se afundaram em dívidas por conta do mau uso do cartão de crédito. Algumas pessoas fazem investimentos (poupança, CDB, Notas do Tesouro), mas pagam juros 10 vezes mais altos na dívida do cartão de crédito, comprometendo toda a rentabilidade de seus investimentos. Isso não faz sentido.

O melhor nesse caso seria quitar as dívidas do cartão e depois investir. Por isso, o cartão de crédito pode lhe ajudar nas suas finanças pessoais ou lhe atrapalhar caso você não consiga se controlar financeiramente. Logo, veja em que lado está e seja feliz!

Anúncios