Tags

, , , , ,

As recentes medidas de políticas macroeconômicas do governo Dilma têm propiciado taxas de juros menores para pessoas físicas. O reflexo esperado dessas políticas é o maior volume de crédito destinado a consumo no Brasil.

No entanto, podemos observar que o crédito destinado às empresas tem tido taxas de juros mais reduzidas. É importante ressaltar que as taxas de juros não foram reduzidas para todos os consumidores na mesma proporção, mas mais intensamente para aqueles com histórico de crédito positivo. Por isso, é necessário tomar cuidado ao buscar uma nova dívida.

É necessário tomar cuidado, pois o aumento de crédito também pode aumentar a inadimplência. Assim, antes de fazer uma nova dívida, devem-se utilizar as informações disponíveis para não aumentar o endividamento além da capacidade de pagamento. Um planejamento financeiro é um instrumento que deve ser considerado na aquisição de uma nova dívida.

A recomendação é que antes de fazer um financiamento deve-se:

  1. Pesquisar o menor preço,
  2. Pesquisar a menor taxa de juros,
  3. Adequar os prazos e taxas de juros em uma parcela compatível com a capacidade de pagamento.

Ao fazer isso, você estará apto a ter um critério de decisão mais consistente com suas condições financeiras. É importante lembrar que o pagamento a vista é sempre a melhor opção!

Anúncios