Tags

, , , ,

Cada vez mais se torna importante pensarmos no futuro e principalmente em uma aposentadoria. O teto da Previdência Social para 2012 é de R$ 3.916,20. Logo, depender apenas desse recurso no futuro pode não ser uma boa ideia. Nesse sentido, os planos de previdência privada aparecem para complementar a renda futura. Por isso, ter um desses planos pode ser uma boa alternativa para quem pensa em se aposentar com um bom padrão de vida.

Há basicamente duas modalidades principais desses planos: PGBL e VGBL. Para que você possa fazer um investimento mais adequado para o seu perfil aqui vão algumas dicas e instruções relacionadas ao perfil fiscal de cada investidor de acordo com a Caixa Econômica Federal:

Essas dicas podem auxiliar muito o investidor na hora de tomar sua decisão. De qualquer forma, é importante salientar que, antes de escolher um dos planos, é necessário atentar para todas as cláusulas que constam do contrato. Muitas pessoas se baseiam em cenários errados ao fazer seus planos. Logo, uma variável muito importante ao ser analisarem os planos é a taxa de juros da economia, no caso a Selic.

A redução da taxa de juros por um lado é boa para economia, por estimular o crescimento e o consumo. No entanto, como tudo em economia tem um trade-off (troca ou sacrifício), neste caso não seria diferente, ou seja, a taxa de juros que é boa para uma parte da economia, piora a situação da outra parte constituída pelos investidores.

Com a queda da taxa de juros básica da economia (Selic), os planos de previdência privada têm suas remunerações previstas para baixo. Nesse caso, se você quiser manter a mesma renda esperada do passado, precisará investir mais ou ter um plano de previdência onde a participação da renda variável seja maior , para que haja um aumento na renda esperada. Portanto, ao analisar todas variáveis, você terá mais informações sobre qual será o melhor plano para o seu perfil.

Embora a taxa de juros básica da economia esteja em uma trajetória de redução, fazer um plano de previdência privada pode ser uma boa escolha para o seu futuro. Não espere ficar velho para pensar nisso. Seja Feliz!

Anúncios