Tags

, , , , ,

Na hora de comprar um imóvel uma das primeiras dúvidas que aparecem é: seria melhor comprar ou alugar um imóvel e investir o dinheiro do financiamento em busca de ganhos mais elevados?  Um dos mitos em que as pessoas acreditam é que alugar é sempre melhor que comprar. Isso não é verdade, porque há inúmeras variáveis a serem consideradas entre as duas alternativas.

Um exemplo disso é que muitas pessoas fazem as contas tomando a parcela do financiamento como fixa. No entanto, sabemos que geralmente os financiamentos são feitos via tabela SAC ou PRICE que têm parcelas variáveis.

Logo, antes de tomar a decisão, é melhor fazer as contas corretamente. Pode ser que no final você conclua que alugar seja a melhor opção, mas pode ser que você também encontre o contrário.

Outro cuidado necessário ao tomar a decisão de compra de um imóvel novo refere-se ao financiamento. Muitas pessoas acham que ao assinar o contrato de compra de um imóvel, por exemplo, no valor de R$150.000,00, esse será o valor a ser financiado anos depois na entrega do apartamento ou casa. Cuidado, esse valor é reajustado geralmente pelo INCC (Índice Nacional do Custo de Construção) que em 2011 teve o seguinte histórico:

ImageFonte: Banco Central

Como podemos ver, o INCC foi o índice que apresentou maior alta em 2011. Portanto, mesmo com as parcelas intermediárias é bem provável que ao pegar a chave do imóvel o valor a ser financiado seja maior que os R$150.000,00 que é o valor do contrato.    Poderia aqui fazer simulações, mas o objetivo desse texto foi esclarecer ao leitor sobre algumas das variáveis que afetam os valores tanto do imóvel como do financiamento. Dada à complexidade dos contratos que têm diversos arranjos que variam de acordo com as características do comprador e do imóvel, o melhor a fazer é ser cauteloso no ato da compra e colocar tudo no papel antes de tomar a decisão. Sendo assim, antes de comprar um imóvel novo veja todas as variáveis importantes que podem impactar o valor e o financiamento deste imóvel para evitar frustações e dor de cabeça no futuro.

Anúncios