Tags

, ,

Há inúmeros artigos de jornais e revistas sobre finanças pessoais, principalmente ensinando como se tornar um milionário ou enriquecer coletivamente. Mas, poucos são aqueles que tratam do maior problema do brasileiro que é se livrar das dívidas ou, ao menos minimizá-las. Antes de pensar em riqueza precisamos fazer uma reflexão sobre as dificuldades financeiras que mais afligem as pessoas. As principais que podemos listar são:

  • Limite da conta corrente: muitas pessoas incorporam em sua renda o limite da conta corrente, esquecendo que esse valor é para emergências e não para o cotidiano;
  • Cartão de crédito: o uso do cartão de crédito pode ser positivo ou negativo. Já que estamos ressaltando os pontos negativos, então um dos cuidados que devemos ter refere-se ao limite do cartão de crédito. Muitas pessoas usam todo o limite e começam a pagar o mínimo estipulado na fatura. O problema disso é que ao virar uma “bola de neve” você não consegue mais se livrar e acaba pagando um valor bastante expressivo de juros, que poderiam ser revertidos em investimento;
  • Financiamentos: um hábito que algumas pessoas têm é financiar tudo o que podem. Cuidado, isso pode ser arriscado. Algumas vezes isso nos leva a perder o controle financeiro gerando uma dívida impagável. Os resultados disso são as restrições de crédito no futuro.

Poderia continuar com inúmeras dificuldades financeiras que nos deparamos no cotidiano. A ideia aqui não foi mostrar como se tornar um milionário, mas apenas ilustrar como devemos ter disciplina financeira e alguns cuidados para sairmos do “vermelho” que é um dos principais problemas das pessoas. Portanto, boas compras de final de ano com muito juízo.

Anúncios