Tags

, , , ,

Após um período excessivamente longo de hibernação cibernética, inicio com esse breve post meu retorno às contribuições com O Barômetro.

Nesse ínterim, pude experimentar com mais acuidade e mais intensidade a taxa de substituição que existe entre docência e pesquisa. Como o dia tem apenas 24 horas, mais de um implica menos do outro. Quem pagou a conta desse trade-off, ao final, foi o blog.

Felizmente, o Prof. Glauco vem sustentando com invulgar heroísmo (leia-se, solitariamente) a dedicação aos nossos leitores, publicando seus textos com boa frequência e qualidade inquestionável.

Nesse período, várias foram as leituras, desdobrando-se nas mais diversas áreas. Tenho aquilo que os pedagogos e psicólogos chamam de inteligência difusa. É típico de tais “inteligências” – se é que podemos rotular tal hábito dessa forma – lançar-se sobre os mais variados assuntos e tarefas, passando de um a outro com pouco apego e, definitivamente, pouquíssima culpa por tê-lo feito.

Um livro chamou-me a atenção pela estrutura, pela forma e pela cadência da comunicação. Trata-se de “Cartas a um jovem economista”, de autoria de Gustavo Franco (disponível na biblioteca da FECAP).

O livro não é lançamento, bem o sei. Entretanto, saliento a importância de sua leitura por parte dos aspirantes a economista. O texto é constituído por um conjunto de cartas a um jovem economista anônimo, papel que cabe ao leitor assumir.

Gustavo Franco consegue, de maneira extraordinária, conduzir o aspirante a um passeio pelas mais diferentes dimensões da atuação profissional do economista. Sua experiência dá substância ao seu objetivo, haja vista ter passado por todas as áreas em geral ocupadas por um economista; foi pesquisador e docente (ainda é), atuou no governo (chegou à Presidência do Banco Central) e, por fim, atua em uma empresa do setor privado, da qual é sócio-fundador. Sua narrativa é envolvente e deixa muitos ensinamentos a respeito dessa nem tão triste ciência econômica.

Não farei uma resenha do livro. Essas já abundam na internet. Deixo o próprio autor comentar seu livro no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=Lhf_YPGZ-Uc

Fica a sugestão dessa leitura que pode trazer renovado ânimo aos estudos agora nesse semestre que se inicia.

Desejo uma excelente ano de 2013 a todos e a todas e um magistral primeiro semestre de atividades. Boa leitura!

Anúncios