Tags

, , ,

O próximo passo que iremos trabalhar é ensinar como podemos investir sem cometer grandes equívocos. A ideia não é mostrar que precisa ter mais ou menos dinheiro, mais ou menos inteligência, mas o principal problema é o controle emocional e da mente na hora de fazer um investimento.

No geral, temos tendências naturais que nos levam a evitar algumas situações de alto risco, mas nem sempre essa mesma inclinação se verifica no mundo dos investimentos. Muitas vezes a emoção toma conta da racionalidade e acabamos fazendo investimentos errados. Há uma famosa frase que diz: “O sucesso no investimento não se correlaciona com QI (Quociente Intelectual) o que você precisa é buscar controlar suas emoções e impulsos que outras pessoas têm dificuldade de fazer ao investir”.

Algumas dicas importantes para se tornar um investidor independem da educação, das modalidades de investimentos e até mesmo da renda. Por exemplo, ao investir em ações muitos sabem que esse é um tipo de investimento que requer um horizonte de tempo maior. Logo, se você pretende casar com o ganho derivado desse investimento pode ser muito arriscado. Ao investir em ações, pense que seu dinheiro pegou férias e não voltará tão logo. Assim, você evitará investir em ativos arriscados, aquele dinheiro que será necessário para uma eventual emergência.

Não há uma fórmula de sucesso para dizer o que deve ser feito, mas geralmente os investidores de sucesso têm a capacidade de manter a calma em momentos de euforia. Essa mentalidade faz a diferença entre os investidores que se dão bem e aqueles que têm sorte por um tempo. Quando perguntaram a Warren Buffett por que tão poucos são capazes de replicar o seu sucesso como investidor, sua resposta foi simples: “A razão pela qual se estabelece o temperamento.” Logo, lembre-se aqui estamos passando os passos para se tornar um investidor e não um especulador.  Uma lição que você pode fazer para desenvolver resistência aos gatilhos emocionais é se concentrar no longo prazo e não no curto prazo. Boa sorte!

Anúncios