Tags

, , ,

Muitos podem pensar que com estes quatro passos já estejam totalmente preparados para se tornarem investidores de sucesso. Ledo engano. Aqui será o último passo de uma longa caminhada que cada um que deseja se tornar um investidor precisa trilhar. Outra dúvida que pode aparecer refere-se à combinação ótima de investimento em ativos de renda fixa e renda variável. Além disso, outros podem querer saber o que é melhor: investir em ação ou em outros ativos? Não pretendo fazer nenhuma receita sobre o caminho ideal a seguir, mas apenas apontar alguns caminhos que podem ajudar na tarefa de se tornar um investidor.

Como vimos ao longo desses artigos, uma das varáveis importantes é ter um planejamento financeiro. Antes de qualquer coisa coloque em um papel ou planilha tudo o que você pretende investir e suas disponibilidades financeiras. Para isso, o controle financeiro também é fundamental, ou seja,  acompanhe todos os seus gastos. Aqueles gastos considerados ínfimos mas constantes são os mais perigosos, porque sem que percebamos consomem boa parte da nossa renda. Portanto, controle e planejamento financeiro são palavras-chave para quem pretende se tornar um investidor.

Vimos também que ter controle emocional é muito importante. Muitas pessoas vivem endividadas porque não conseguem controlar seus desejos de consumo. Ou seja, compram sem mesmo precisar, mas apenas para satisfazer uma vontade incontrolável. Esse é um dos problemas de pessoas que além de não se planejarem não tem equilíbrio emocional.

O último conselho que podemos dar refere-se ao endividamento. Um dos principais problemas dos brasileiros não é do lado do investimento, mas do lado das dívidas. Busque comprar tudo que esteja ao seu alcance e preferencialmente à vista. Se não for possível postergar a compra, pesquise bastante antes as taxas de juros e preços do bem que deseja comprar. Seguindo esses passos você poderá dar continuidade nessa longa caminhada de um investidor de sucesso. Boa sorte e juízo!

Anúncios